A LITURGIA DO RITO ADONHIRAMITA


O Que é Rito Maçônico?

Rito Maçônico é um conjunto de regras, ditames e orientações litúrgicas que mistificam os trabalhos maçônicos e lhes dão forma e elegância. Pode-se dizer, de maneira simples, que o Rito é a roupagem do corpo maçônico, ou seja, a manifestação da idéia maçônica. Cada Rito tem suas peculiaridades que o diferenciam e o identificam, sem, contudo, se contrapor aos princípios maçônicos universais. Vários são os Ritos existentes na Maçonaria Universal, que se diferenciam pela maneira como organizam e empregam as normas litúrgicas nos trabalhos maçônicos. No Brasil, seis Ritos são os reconhecidos e praticados pelo G.. O.-, B..: o Adonhiramita, o Escocês Antigo e Aceito, o Francês ou Moderno, o York, o Schroeder e o Brasileiro.Os Ritos atuais são frutos da evolução e do aperfeiçoamento de alguns Ritos praticados pela Maçonaria Operativa, desde a idade Média, particularmente dos Ritos de Kilwinning, de York, de Clermont e sobretudo o de Heredon (Monte Místico) do qual se origina o Rito Adonhiramita.

O Rito Adonhiramita?

Em 1758,o Barão de Tschoudy,com a experiência adquirida no Capítulo dos Cavaleiros do Oriente,para o qual escrevera os Rituais de Iniciação e Catecismos de Instrução,preparou-se para empreender sua obra maior.Baseando-se na tradição e na excepcional cultura que acumulara forneceu o material para a compilação de Recueil Précieux de La Maçonnerie Adonhiramite("Compilação Preciosa da Maçonaria Adonhiramita"),cuja conseqüência foi o florescimento de inúmeras Lojas ,na Europa e no Oriente próximo,chegando o Rito Adonhiramita a ser o mais difundido de todos. É um Rito histórico, característico e essencialmente metafísico, esotérico e místico, tornando-se exotérico quando exerce o magistério de sua liturgia. Tem por bases teológicas as verdades bíblicas reveladas no Antigo e Novo Testamento, particularmente, no que concerne a construção do Templo de Salomão e às origens do Cristianismo com relação ao período das Cruzadas. É derivado diretamente do Rito de Heredon, e abrangia, até 1873, 12 graus: sendo 3 simbólicos e 9 filosóficos, coroados com o de Cavaleiro Noaquita. Em 2 de junho de 1973, o Rito passou a compor-se de 33 graus e sua Oficina-Chefe denominou-se EXCELSO CONSELHO DA MAÇONARIA ADONHIRAMITA.

Como o Rito Adonhiramita chegou ao Brasil?

O Rito ou Maçonaria Adonhiramita teve ampla expansão na Europa, particularmente na França,onde se originou e se difundiu para Portugal e chegou a dominar o Grande Oriente Lusitano.
Todavia, se desvaneceu pouco a pouco, não só em conseqüência da dispersão de seus praticantes engolfados em lutas partidárias, como, também, devido a eventos políticos que repercutiram danosamente contra as organizações maçônicas de então. Desta forma, a Maçonaria Adonhiramita ficou praticamente confinada no Reino de Portugal de onde se transferiu para o Brasil.

O Rito Adonhiramita e a criação do GOB e a Proclamação da Independência!

Em 15 de novembro de 1815, sob os auspícios do Rito Adonhiramita, fundou-se a Loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro, que passou a congregar a fina flor das lideranças políticas de então.
Em 2 de julho de 1821, esta Loja se instalou definitivamente e, neste mesmo dia, ficou deliberado o seu desdobramento para fundar e instalar as Lojas "Esperança de Niterói" e "União e Tranquilidade", compondo assim, o Tripé sobre o qual se instalaria o Grande Oriente Brasiliano (também dito Brasílico), depois Grande Oriente do Brasil, sendo todas estas Lojas praticantes do Rito Adonhiramita, o único existente no Brasil até 1822.

As principais peculiaridades do Rito Adonhiramita que o identificam e o diferenciam dos demais Ritos

A sua tradição e fidelidade aos antigos mistérios;
A sua profunda espiritualidade;
O tratamento de "AM.´. Ir.´.;
O uso do nome histórico;
Adonhiram como personagem central;
O Cerimonial do Fogo;
O uso de velas e não de lâmpadas;
O pé direito à frente na marcha do Grau;
As doze badaladas;
O revigoramento e o adormecimento da Chama Sagrada;
O uso das luvas brancas;
O uso da gravata;
A posição dos AAm.´. lIr.´. VVig.´.;
A posição das CCol.. J e B;
A abertura do L., da L., no evangelho de João;
A formação do Pálio;
A Cerimônia de Incensação;
A proteção mística do AM.´. Ir.. Cobr.´. Int.´.;
O uso do sinal do Grau na circunavegação;
A circunavegação em forma do símbolo do infinito;
O uso do chapéu pelos MMestr.´.;
O uso da espada pelos MMestr.´.;
A palavra de Aclamação;
Além de outras peculiaridades que tornam o Rito Adonhiramita singular, místico e esotérico.

Fundamentos da tradição do Rito Adonhiramita?

Este Rito é histórico e tradicional, pois foram preservadas em toda a sua essência, mantendo
intactas até os dias atuais, as tradições ritualísticas e as práticas iniciáticas da antiguidade, algumas das quais, datam do surgimento da própria maçonaria operativa, sendo assim um Rito característico e essencialmente metafísico, esotérico e místico. Constitui um drama psicológico organizado a fim de produzir experiências transcendentais nos participantes e, ao se tornar esotérico no exercício do magistério de sua Liturgia, de um modo gerai, induz a mente objetiva a certo grau de relaxamento, o que permite a emersão do subconsciente, resultando em um estado de harmonia e bem estar, tornando-o um Rito de profunda espiritualidade. Tem por bases teológicas as verdades bíblicas revelada no Antigo e Novo Testamento, particularmente, no que concerne à construção do Templo de Salomão e às origens do Cristianismo, com atenção especial voltada para os aspectos proféticos e apocalípticos de ambos os documentos sagrados.

Porque a denominação Adonhiramita?

Esta denominação deriva do nome do personagem central da Construção do Templo de Salomão, Adonhiram (Hiram de Deus), conforme nos asseguram os versículos 6 do capítulo IV e 13 e 14 do capítulo V do 1° Reis no Antigo Testamento. Para nós, a verdadeira palavra é Adonhiram, ou Hiram composto do p ré nome Adon (dominus), que os hebreus usam freqüentemente quando falam de Deus; este prenome agregado à palavra Hiram, faz-se Adonhiram, que significa Hiram, "O consagrado ao Senhor", "O bom Senhor1* ou "O divino Hiram'', donde foi derivado o título da Maçonaria Adonhiramita.

 

Rua Dr. Wanderley , 461 - Centro - Alegre - ES - Brasil - CEP 29500-000 
   e-mail: arls3839@gob-es.org.br   

© Copyright - Loja Maçônica Prof. Ir.: Carlos Magno Rodrigues Bravo nº 3839 - Alegre - ES - Brasil - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por ARCO Informática
- www.arcoinformatica.com.br
Doado a Loja Maçônica pelo Ir.: Daladyer W. Borges Morandi - daladyer@gmail.com